11.4.16

Não é que eu seja uma pessoa noturna

Eu já comentei (por alto) aqui no Luft sobre minha necessidade em ficar sozinha, apenas eu comigo mesma. O que posso não ter comentado é que é muito comum não conseguir suprimir essa vontade, ter ela desrespeitada ou menosprezada por quem quer que seja. Às vezes pela minha própria vida e as circunstâncias. Afinal, cheguei - juntamente com uma colega - essa semana a conclusão de que minha vida faz o que ela quer. E eu também faço, a propósito, o que dá umas tretas.

Mas enfim, na ultima semana eu dormi tarde e acordei cedo e fiquei toda errada e estranha (de uma forma que eu não sei se conhecia) a semana toda. Na sexta as consequências disso chegaram em seu pior ponto e foi uma noite bem *insira aqui emoticon sem boca*. Desde o meio da semana também venho tentado dormir mais cedo e falhado. O que acontece é que chego em casa, madrugada começando, e apesar de saber que preciso descansar e de estar com o corpo e com o cérebro mais lentos e talvez até, estranhos, uma parte de mim também parece se animar. Tem ideias, quem ir fazer as coisas que de alguma maneira, eu nunca consigo fazer durante o dia e que a continuidade da presença  na minha to do list começa a me pressionar e me deixar quase como ansiosa.

Esse texto é a prova viv... escrita de tudo isso que disse. Quis escrevê-lo na madrugada de hoje, mas resolvi ser responsável e dormir. No fim das contas, nada deu certo. Estou sofrendo para tirá-lo de mim agora no meio dessa tarde quente e que está me deixando tudo menos bem e feliz. Com esse silêncio tenso no ar, o qual só me incomoda porque os motivos que fizeram com que existisse me incomodam, não porque me importo com a magoa de quem faz esse silêncio reinar aqui.
E eu só desejo firmemente que a noite chegue logo. Porque apesar de abafada e quente ainda é mais minha do que de qualquer outra pessoa. Não preciso dividi-lá com ninguém.

Ok, há essa altura eu já perdi totalmente o foco, e falei coisas que nem planejava, socorr. Eu acabei descobrindo que tô num momento em que gosto de acordar no começo da manhã. Principalmente quando está fresquinho. Gosto da calmaria do começo do dia. Do maior espaço de tempo para "viver". Não gosto de acordar cedo aqui. Porque aqui eu não vou dormir cedo. Não vou dormir cedo, não por gostar de ficar acordada madrugada adentro. Não porque alguma espécie de magia acontece (embora claro que goste e magias sempre podem acontecer, mas não por isso). Mas é porque de madrugada eu consigo ficar sozinha. E mesmo que eu ainda tenha que tomar cuidado com barulhos, mesmo que eu fique comendo mais do que deveria e não goste disso, não tenho que lidar com o barulho de ninguém me impedindo de pensar e fazer minhas coisas. De ler ou escrever.  Não tenho que dividir espaços que eu nem deveria mesmo ter que dividir.

De madrugada, e nos dias que não tem aula, a noite mesmo, igual hoje, eu posso ficar de boinhas comigo mesma. É quase como ficar sozinha. E eu já reparei várias e várias vezes como isso é importante pra mim, mas agora tá num momento complicado porque parece que só consigo fazer as coisas assim. E complicado porque chego de madrugada, se não vou dormir e sim fazer coisinhas, no dia seguinte começo a descer uma ladeira que só vendo. Fica complicado conseguir dormir e ter tempo pra mim mesma, preciso do dois, mas não ando conseguindo fazer os dois muito bem nos últimos dias.

Tudo isso aí me fez pensar que tenho me tornado muito noturna (faz anos) e meio que tudo bem, porque a noite tem lá suas coisas legais. Prefiro o dia pra sair de casa, mas ninguém tá saindo aqui mesmo. Mas ao mesmo tempo não tá tudo bem, porque eu ainda passo muito tempo acordada durante o dia pra não conseguir viver/fazer minhas coisas minimamente bem e desejando que a noite chegue. T/ô nada satisfeita com isso.

E pensando aqui, não é que eu seja uma pessoa noturna é que quase não sobre espaço pra mim durante o dia.

4 comentários:

  1. Que agonia, Helena! Sono e ter disposição no dia seguinte são coisas tão importantes pra mim que eu não sei o que faria se colocassem em cheque outra coisa também importante, como ter um espaço pra ficar sozinho. Também acho primordial :-/

    Mas acho que ainda prefiro acordar mais cedo do que ir dormir mais tarde. Inclusive, é o que eu faço pra escrever, já que não tenho tempo dentro do "horário normal". Acordo 1h mais cedo só pra ter isso. Já tentei ir dormir 1h mais tarde para escrever, mas meu cérebro não funciona muito bem à noite.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A boa notícia é que estou melhor nessa de ter disposição, mas manter horários certinho não tem dado muito certo.
      Acho que estou melhor por causa de um remédio que a nutricionista me passou, e espero que quando eu parar de tomar a coisa continue indo bem(!)
      Ah e também não ando sentindo tanta necessidade de ficar acordada pra ter meu espaço, graças a Deus por isso, mas continuo tendo mil ideias exatamente na hora de dormir ahahah

      Excluir
  2. Lena, minha linda, você tem certeza que não tem lua em gêmeos?
    Esse texto me deu uma afliçãozinha (?) eu amo acordar de manhã cedinho, não pera... Eu gosto depois de acordar, porque quando to acordando...
    Madrugadas tem um negocio tão loko! Eu fico imaginando que poderia ta fazendo algo legal e chegar de manhã em casa como se nada tivesse acontecido depois de ver o sol nascer em um lugar bem legal. Ou obviamente eu ainda estou com Cidades de Papel na cabeça, mas né...
    Mia ficar sozinho, fazendo suas coisas, só você e suas coisas... é o motivo pelo qual eu não saio com meus pais fim de semana, nada melhor que isso. Dá uma paz né?
    Não sei o que dizer porque esse texto ta meio loko, e meu comentário também!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ahhahaha tenho sim kjahdjhad
      Acordar de manhã às vezes parece tão bom, parece que tem o dia todo pra viver, mas eu também descobri que acordar cedo não é sinônimo de produtividade. Uma pena. Teve um dia semana passada ou retrasada que acordei 12:40 e parece que fiz mais coisas do que o dia que acordei 8:00 horas.
      Está com cidades de papel na cabeça, claramente hahaha mas é, tenho mil vontade de fazer coisas de madrugada e metade delas não é muito viável
      Sim e paz é apenas necessário e <3
      estamos todas kjahdda

      Excluir