3.4.16

Aniversários e listas

Em alguma noite da última semana (provavelmente naquele começo de madrugada quando eu estava reunindo todos os meus arquivos num lugar só para mandar para formatar) eu me cadastrei no Listography, que para quem não sabe é um site (em inglês </3) feito para amantes de listas ou viciados em organização de tarefas, em que você bem, faz listas e publica elas para todo mundo ver (o não), separadas por categorias e umas coisinhas assim.

Eu ainda nem usei o Listography direito por uns n motivos, mas quando você faz seu cadastro e recebe o e-mail com link para confirmação/ativação da conta também recebe uma lista de dez itens sugerindo temas que você pode usar para fazer listas para publicar lá no site. E eu sem nem ler os temas direito (até porque estavam em inglês e eu tava cansada da faculdade, era mais de uma da manhã) disse para mim mesma que gostaria de fazer listas com alguns daqueles temas e até salvei eles.

Eis a lista (sem os dois primeiros itens que não faço ideia de quais eram, mas que não achei bons ou necessários quando fui salvar):


  1. list your life to do list (essa eu não quero fazer, não)
  2. list all the jobs you've held (então, né)
  3. list 20 memories you'd keep if nothing else (essa vai exigir tudo de mim, por motivos kahdjka)
  4. list how you've celebrated your birthdays (vou falar daqui a pouco)
  5. list your hardest moments in life (as bad vibes a caminho)
  6. list your wish list (vai server pra me deixar ainda mais com o pensamento de que deveria ter nascido rica)
  7. list your pet peeves (cadê o tradutor? Ok, pet peeves são implicâncias, coisas “pequenas” que nos deixam irritados. Vai servir para ver como sou chata.)
  8. list crushes you've had throughout the years (crush, crush? Sorry not sorry, não sou obrigada)
  9. list your favorite book, movies, and tv shows (me recuso)
  10. list bands you've seen live (choro agora ou depois?)

Então, são  cinco listas que pretendo fazer. Mas o que me trouxe até aqui foi o tema 4. O primeiro que tentei fazer - ainda esse começo de madrugada. E é engraçado que essas listas sempre levam a gente a pensar sobre coisas que passavam meio despercebidas, e a querer fazer diferente.

Eu já passei por 17 aniversários, e talvez você saiba disso. E o meu de 18 está há 7 meses de distância. Até tenho uma lista de coisas para fazer antes dele (que tá mais lenta do que uma lesma e já falei com um dos itens... ok, foco. Isso não é relevante). Bem, para poupar trabalho  e tempo de você aí, deixa eu mostrar como é minha lista de “como foram celebrados meus aniversários”:


  1. Não lembro
  2. Nem desse
  3. Nada
  4. Huhum
  5. Menos ainda
  6. Não faço ideia
  7. Também não
  8. Foi nesse que teve aquele bolo? Que eu subi na cadeira e tal?
  9. Ou foi nesse?
  10. Nesse eu fiquei esperando que teria uma comemoraçãozinha por uns motivos aí, mas teve vários nadas. Pera, pode ser que tenha tido bolo.
  11. Foi nesse que teve pizza?
  12. Ou nesse? Questões...
  13. Não faço ideia do que fiz.
  14. Também não.
  15. Nem nesse. Ah foi o que a M. estava aqui em casa, e só lembro disso mesmo.
  16. Em São Paulo naquele dia cansativo.
  17. A M. estava aqui em casa. Estive extremamente decepcionada. Dormi muito, muito mesmo no sofá. Minha mãe achou que eu estava doente. Acho que melhorou depois, mas não lembro.

*os bolos que mencionei foram aqueles de que a gente compra por quilo, que sempre tem alguém que faz, sabe? Tipo de padaria. Porque um bolo ou outro, minha mãe costumava fazer sim e o almoço com coisas que eu gosto.

O problema aí não é minha má memória, é a falta de coisas que tinham potencial para que minha memória guardasse. A grande questão é que essa lista me frustra demais. Tem gente, que não comemora aniversários, que não gosta, mas eu não estou nesse time. Eu não sou a louca dos aniversários (acho que isso ficou bem claro) e às vezes passo eles pensando que é só mais um dia, mas eu estava fazendo essa lista e pensando: “Deveria ser o MEU dia. O dia do meu nome, etc. Por que eu não fiz coisas bacanas neles? ”.

Tenho esses momentos em que acho que estou vivendo minha vida de um jeito muito “ok” e sem grandes momentos, ou coisas que me fazem olhar para trás e gostar de lembrar de tê-las feito/vivido. Sem os meus momentos. E eu quero as grandes coisas, as grandes lembranças. E comemorações no meu aniversário. E ser capaz de fazer uma lista onde eu possa colocar coisas legais, nem que seja, “fui no cinema, vi um filme legal” ou “tomei um sorvete que só pode ter sido feito por Deus e tive um bom dia”. Estaria bem felizinha com coisas assim. E com umas coisas grandes também, mas nem precisaria de muitas.

Eu não quero mais deixar o meu dia passar como qualquer outro, não quero mais olhar para ele e dizer “é só mais um dia” e fazer as mesmas coisas, talvez nem tão animadoras assim, que já faço nos outros 364 dias do ano.

E talvez tenha sido a gota d’água o de 17. Eu me lembro de estar deitada no sofá, com uma manta e decepcionada e triste, por causa de umas pessoas aí e odiar que meu aniversário estivesse sendo daquele jeito. O de dezoitão não pode ser. 

Crise a parte, vou ali tentar fazer outras listas. 
***  

Acabou virando desabafo, lidemos, mas e você aí, costuma comemorar aniversários? Se sim, como? Tem algum que é especial? Tell me, stranger! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário