22.12.16

por que pedir desculpas?

às vezes quero pedir desculpas. ás vezes quero que me peçam desculpas. às vezes só quero que lidem e sigam em frente. que me deixem lidar e seguir em frente. às vezes não tenho saco, às vezes quero lidar com a presença da pessoa, às vezes quero que ela me dê espaço. às vezes quero que se foda.

às vezes só tento não me sentir culpada por qualquer uma das reações. normalmente, tento não me sentir culpada por reagir ou sentir. para isso tento não fazer mal a ninguém com minhas reações e sentimentos, às vezes falho. e o simples tentar quer dizer que tô falhando em me deixar reagir e sentir e lidar como meu ser quer lidar e não como meu racional quer.

provavelmente já fiz você se perder.

às vezes eu só quero paz, não quero arranjar briga, nem magoa, nem discussão, nem problema. isso acontece quando estou muito de boa na vida ou quando tô muito fudida e não tenho mais estrutura nenhuma para mais alguma coisa cobrando de mim, seja lá qual for a cobrança.

mas uma das leis que regem a minha vida — e que tô tentando derrubar — é que quando não tiver nada não vai ter nada e quando tiver muita coisa acontecendo, muito problema rolando e muita treta me desgraçando, vai ter cada vez mais. e uma hora vai passar. uma hora sempre passa, mas até essa hora chegar eu sempre me treto um pouquinho mais pensando no preço que isso vai cobrar de mim.

e nunca sei quando essa hora vai chegar. às vezes tenho um dia muito bom e me iludo achando que passou, mas ai chega a noite e tudo desmorona um pouquinho. e no dia seguinte mais.

e tem horas que antes de dormir eu paro e fico "meu deus". vivo frequentemente segurando todas as pontas do meu emocional depois de ter desequilíbrio emocional no começo do ano. tenho muito medo de ter depressão e essas coisas não ajudam. não gosto de ter medo. medo atrai.

"O medo é o caminho para o lado negro." Mestre Yoda.

e não gosto de me sentir com o emocional bagunçado, sentido tudo de forma estranha. feelings are the only facts apenas quando você aprecia eles ou não os acha prejudiciais.

E no meio de tudo isso, nos desejos de não ter mais problema nenhum, quando mais um problema apareceu eu me peguei dizendo "não vou pedir desculpas porque não me sinto culpada. não acho certo". Não acho porque se a gente não tá se sentindo culpado em relação aquilo que magoou outra pessoa, não são desculpas de verdade.

mas a gente pede desculpas para quem?

a gente pede desculpas por quê?

e ai eu percebi que não faz sentido. às vezes é sobre se sentir culpada e procurar perdão para se perdoar. é sobre o próprio perdão. ou sobre o perdão da outra pessoa. é pra você. às vezes é só porque o outro precisa daquilo. ele precisa saber que você se importa. é pra ele. às vezes você não quer ouvir, às vezes você não quer dizer. às vezes você precisa ouvir. às vezes você precisa dizer.

Um comentário:

  1. Sou do tipo de pessoa que tenho a mania de pedir desculpas, pois enquanto não peço, parece que fica algo preso aqui dentro, sabe? Não gosto de deixar o outro magoado. Então, quando me magoam eu fico lá esperando o pedido de desculpas, mas nem sempre ele vem...
    É algo que tenho pensado ultimamente.

    Gostei do cantinho. Virei mais vezes por aqui.
    Beijos.

    Calma, Menina

    ResponderExcluir