15.3.16

Sobre escrita

Ou: um meme/tag sobre escrever
Ou: nem sei, mas é sobre escrever e processo criativo, vem comigo!

Amanhã fará exatamente um mês que o Felipe me tageou para responder um meme*sobre escrita (só sei disso porque acabei de abrir o post dele aqui e vou fechar logo antes que eu comece a achar minhas respostas mais ou menos),há uns meses se alguém me dissesse que isso aconteceria, eu iria jurar que no próximo dia eu já estaria respondendo, mas foi mais para o próximo mês. Bom, o importante é que aqui estamos.

Here we are and here we go.

*o fato disso ser um meme me deixa confusa sobre a definição de meme que tenho na minha cabeça, mas vamos em frente

Eu costumava escrever mais sobre meu processo criativo. Eu costumava ter um processo criativo do qual falar, também. E eu adorava falar disso, mas sempre parecia que estava sendo repetitiva e confusa. Aqui no Luft eu falei meio por cima sobre escrita quando editei Draccos e só. Mas estou nessa de escrever, e tentar escrever faz tempo... como faz. E acho que pode ser bom, muito bom responder isso, ou muito louco e confuso. Se eu sair dessas perguntas sem uma crise, já vai estar de bom tamanho, né? ~a dramática. 

O que eu ando escrevendo?

Nada. (risos). Quando leio essa pergunta o que entendo é “o que eu ando escrevendo (romances, contos etc)?” e é por isso que esse “nada” saiu assim tão fácil.  Fora os romances, contos etc - que não estou escrevendo -  eu tenho escrito pro Luft. E bem, só isso.

Eu já não me lembro tão bem dos motivos que me levaram a criar o Luft, mas eu tenho essa impressão de que tentar voltar a escrever, mesmo que não os romances, contos, etc foi um deles. E o por que disso eu vou responder mais abaixo.

Mas eu quero voltar a escrever os romances, quero voltar a criar histórias, e me envolver com personagens. Na minha lista de 101/1001 tem um tópico sobre decidir se quero ou não continuar a escrever e eu acho que estou no caminho de riscar aquele item. Graças a Deus que não coloquei lá "decidir racionalmente pesando pós e contras".

Como minha escrita se diferencia de outras do gênero?

Perguntinha difícil essa. As pessoas costumam dizer que eu escrevo bem. E eu não chego a duvidar. Costumo gostar do que escrevo (não meses depois, mas essa é outra história). Só que eu não sei no que minha escrita se diferencia de outras. E gênero? Ainda estou tentando achar/decidir o gênero em que quero escrever. Só sei meu público. Jovens, a propósito.

BLOG: Então vamos focar no blog. Não sei se blog pessoal é gênero, mas ok. Acho que tenho um jeito meio espontâneo de escrever. Eu só vou falando como se estivesse conversando com a página, ou algo louco assim, e isso acaba soando natural (?). Às vezes faço umas piadas, perco os focos, até rio comigo mesma e tem minha pitada de otimismo (olá sol em sagitário <3).  E bem que eu acho que isso tudo só é possível por ser um blog pessoal.

HISTÓRIAS: Escrever uma história é um pouco diferente. Mas eu tento manter a escrita sempre leve. Uma frase que li em um post da Dana uma vez e que não esqueço é mais ou menos assim: “uma piada pode não acrescentar nada a história, mas vai deixar mais leve para o leitor.”


Ok, não sei avaliar minha própria escrita.

Por que eu escrevo?

Porque eu gosto. Porque me faz bem.

BLOG: Eu gosto de “conversar” com a página do blogger/word. Falar o que penso, expressar meus sentimentos e tirar as coisas de mim ajuda muito a me manter bem, no lado das good vibes da vida. E às vezes, quase sempre, me dou melhor com a palavra escrita do que a falada, principalmente em assuntos mais puxados para o lado sentimental. Então eu tento fazer isso. 

HISTÓRIAS: Escrever histórias não é nada simples e envolve muito a gente querendo dar com a cabeça na parede, se jogar da janela ou jogar o computador mesmo, mas eu gosto de criar coisas, de construir cenas que me fazem rir e às vezes chorar também. De ver as coisas fluindo, tomando seus próprios rumos. É um gostar e um fazer bem que são diferentes de escrever pro blog sobre mim e minha vidinha, mas também faz, também gosto!

“Como assim, gente? A pergunta tinha que ser "Por que você NÃO escreve?". É TÃO BOM.” - Felipe no post dele.

Como eu escrevo?

Bl.OG: Depois de ver o que tenho que escrever ou descobrir o que quero escrever, eu abro a página e saio falando. Pode parecer mentira, mas simples assim! (o que dá errado é minhas procrastinações pra abrir a página e sair falando). É por isso que meus post são sempre em “tempo real” e sempre meio loucos. Às vezes dá mais certo, às vezes nem tão certo assim.

Em algumas vezes eu sei mais ou menos como quero dizer algo, ou o que quero dizer sobre tal coisa, (exemplo com spoiler de um possível futuro post do Luft: tô pensando em começar outro post sobre a faculdade e fazê-lo de outra forma e quero começar dizendo “Faculdade é um trem louco...”) mas começo a montar o post na minha cabeça quando abro o blogger mesmo.

Um exemplo de ser bem na hora é o texto sobre feminismo que postei. Eu queria escrever um pouco sobre minha frustração de quando outras meninas tentam me impor comportamentos e queria falar um pouco sobre liberdade e respeito, aí quando vi tinha falado um monte e nem tinha falado ainda sobre o que tinha me levado até ali. Depois apareceu mais coisas que quis falar. Escrever é maravilhoso assim. Você vai descobrindo no meio do caminho.

Eu sempre escrevo no meu computador, exceto o post que fiz a maior parte na minha sala de aula, e a maioria dos posts foram escritos ou a noite/começo da madrugada ou a tarde.

HISTÓRIAS: Atualmente eu já não sei como eu vou escrever, então vamos falar das minhas experiências passadas. Eu escrevo no word mesmo. Já cansei de ver sites e blogs falando sobre outros softwares que dizem ser muito melhores para escrita, mas nunca testei, nem fui atrás, então não posso dizer se é mesmo melhor. Eu vou de word, e às vezes vou melhor do que outras e fico muito feliz quando ele salva automaticamente e não me deixa perder um capítulo todo porque deu queda na energia.

Eu já rascunhei três projetos, um não finalizado. Um deles eu escrevia quando dava na telha, o outro eu escrevi no NaNo de 2014 e o outro (não terminado) eu escrevi numa rotina diária sem uma meta fixa, mas que foi bem parecido com o NaNo. E atualmente, se penso em trabalhar em algo, penso que quero trabalhar naquilo todo dia. Escrever um pouco agora, outro pouco semana que vem me deixa com a sensação de distanciamento da história e dos personagens além de que vai me dando ideias de coisas que quero mudar ou mexer que estão lá atrás e isso acaba atrasando ou me deixando meio perdida no pra onde estou indo. Ou querendo mudar o que quero passar porque estou em fases diferentes da minha vida.

Sentia que escrever em outro lugar que não aqui no meu computador mesmo de algum modo alterava a qualidade do que eu escrevia e meio que tenho provas (risos). E estou supondo que quando voltar a escrever vou sentir o mesmo.

Sobre hora do dia, eu não sei em qual eu prefiro. Mas escrever a tarde e no começo da noite era o que eu mais fazia. E era maravilhoso quando estava ficando tarde e a escrita estava fluindo e eu não queria parar. Não foi só uma vez que eu estava toda cansada e meu cérebro não parava. Não dá pra dizer que é fácil, mas como é maravilhoso quando parece que as palavras apenas fluem de você.


Não sei planejar demais, não sei sentar pra escrever sem saber o que fazer.

E me perco falando do meu processo criativo ou dos meus métodos porque ainda não descobrir eles.

Como supero bloqueios criativos?

Estou tentada a dizer algo como “Eu não supero” ou “Dando com a cabeça na parede e me achando uma desonra”...

BLOG: Eu não sei se já tive um bloqueio com o Luft, sei que tenho meus momentos de baixas, e vivo querendo fazer posts diferentes ou com um tom mais pessoal que não seja detalhando acontecimentos passados. Mas normalmente se eu tenho que fazer um post, tipo os do desafio, cedo ou tarde eu acabo enfrentando, pensando no que quero falar, no que pode ser falado, etc. Acho que é uma espécie de senso de obrigação. Tá, tem algumas vezes eu largo e sigo em frente. 

HISTÓRIAS: Tem umas coisas que às vezes funcionavam/funcionam:


  •          Ler anotações.
  •          Ler o último capítulo escrito.
  •          Debater o que esta te bloqueando com alguém.
  •          Falar sobre a história num geral.
  •          Se afastar e refrescar a mente.
  •          Tentar descobrir o que é que está te bloqueando.


Os meus bloqueios normalmente são causados por não saber o que fazer a seguir ou como ir do ponto x para o y de forma coerente. Às vezes falta aquele elemento de ligação e não consigo achar, ou os que acho não parecem bom o bastante.

Ah tem a dica do escrever lixo.

Eu já sai de três bloqueios lendo esse texto da Dana sobre escrever lixo (que eu não consigo achar pra linkar aqui. ALGUÉM ME SALVA) e indo escrever qualquer coisa que viesse a mente. O mais louco é que depois você mal se lembra o que foi escrito assim e o que não foi e isso acaba te levando a bons lugares na história.

Só que essas coisas são para  um bloqueio dentro de uma história, quando você está trabalhando em uma.  Agora, eu meio que estou em um bloqueio criativo há meses, quase um ano, e nesse meio tempo posso até ter tentando escrever uma coisa ali outra aqui, mas sei lá... E não sei ou fiquei esse tempo todo sem saber como sair dessa.

Essa semana eu tive uns pensamentos meios loucos e muito coerentes. Antes de falar deles, me deixa contextualizar pra vocês:

Eu entrei em bloqueio porque minhas histórias não tinham uma representatividade boa e o suficiente, estava escrevendo algo que reproduzia comportamentos machistas e questionáveis em uma relação e por mais que eu tenha tentado não fazer isso, acabei fazendo, porque meus personagens secundários são rasos e porque eu estava achando meus enredos ruins, repetitivos, não convencíveis. Acho que posso dizer que é só isso ~ironia.

E o que percebi na faculdade quarta-feira, graças a uma conversa com minha amiga na terça a noite no ônibus escuro, foi que estou sendo covarde. Eu tenho todos os motivos pra não escrever e pra não escrever meu projeto sobre relacionamentos abusivos, o que eu chamei aqui de Projeto Emma (mas quero mudar o nome dela), e estou sendo covarde, estou fugindo porque estou com medo, não tenho propriedade nem conhecimento pra falar de relacionamentos abusivos, tenho medo de não conseguir construir algo legal e problematizar de forma bacana, e, além disso, tenho medo de achar que estou falhando outra vez na construção de enredo e de personagens. De descobrir que não sou boa o bastante. Que minha representatividade não é boa o suficiente, apesar de presente e que meu enredo é ruim... ~suspiro

***

Vou taggear para responder esse meme as meninas do SA que possuem blog (alguém esperava algo diferente?) a Dani (torcendo pra reativar o blog logo) Isa, Giu, e a Tatii (Gih, cadê teu blog? Laís, tu já foi de blogar?) e a Dana.

Mas claro que você ai pode responder sim, e me avise quando sair porque eu adoro ler sobre processo criativo! 

2 comentários:

  1. MIGA COMO EU AMO VOCÊ FALANDO SOBRE ESCRITA!
    (Pela primeira eu to vendo essa frase do final e !!!!!)
    Eu to lendo esse post pela terceira vez antes de comentar. Eu amo ler sobre processo de escrita, até mais do que eu amo falar sobre o assunto. Isso me faz pensar no meu jeito sobre as coisas das quais eu escrevo (lembra quando eu surtei no telegrama?)
    Eu tenho que confessar uma coisa e vou aproveitar esse post: Eu queria a muito tempo conversar com você sobre escrita, mas de uma maneira mais pessoal.
    Você foi tão incrível com aqueles comentários sobre A7CdP que eu pensava "Imagina um livro escrito por essa menina!" (outra confissão, eu só entendi o que você quis dizer com o Miguel ser a mesma pessoa que o Dorian semanas depois, e eu fico pensando como você é maravilhosa para criar teorias, e como me fez questionar o rumo da minha própria invenção).
    Em geral eu tava louca para comentar aqui, mas tava louca com as coisas da vida e quase nunca deixava de estar atrasada...
    ~reli essa parte e parece um tanto formal (?)~
    Meme não é aquele negocio de zuera da internet??? Opa! Fui enganada todos esses anos!
    Depois desse nada surgiram bastante coisas não é mesmo?
    (Fui reler essa sua lista, novamente, e miga acho que vou refazer a minha. Me para. Mas ela parece ter umas coisas tão não importantes... Mas surto com isso mais tarde)
    Nossa segunda pergunta é bem ...Acho que o negocio do blog é bem isso, eu me sinto em casa aqui. É como se eu tivesse falando com você na vida real. E isso faz com que eu ame muito esse lugar.
    NOSSA DANA MARAVILHOSA!
    Eu também não saberei avaliar a minha, com certeza não.
    Essa terceira pergunta pode ter um quê de filosófica?
    "envolve muito a gente querendo dar com a cabeça na parede, se jogar da janela ou jogar o computador mesmo, mas eu gosto de criar coisas, de construir cenas que me fazem rir e às vezes chorar também. De ver as coisas fluindo, tomando seus próprios rumos." VOU ANOTAR PARA MEU MURAL <33333
    Ainda estou chocada com o negócios dos projetos na NaNoWrimo. Ao mesmo tempo estou muito orgulhosa.
    No sentido que você contou as suas experiências eu ainda não me achei. Mas na verdade, como já disse antes eu tenho muito o que me resolver ainda como escritora...
    “Dando com a cabeça na parede e me achando uma desonra”... Essa frase poderia ter sido minha. Nove meses sem escrever, u mês escrevendo separa, isso deu exatamente onde?
    Suas dicas foram maravilhosas!
    "estou sendo covarde, estou fugindo porque estou com medo, não tenho propriedade nem conhecimento pra falar de relacionamentos abusivos, tenho medo de não conseguir construir algo legal e problematizar de forma bacana, e, além disso, tenho medo de achar que estou falhando outra vez na construção de enredo e de personagens. De descobrir que nãos ou boa o bastante. " AI essa foi um tapa na minha cara. Eu me sinto exatamente assim. Mas não só na escrita, o que é pior...
    AAAAAA me indicou <333 (eu ia fazer mesmo que o meu nome não estivesse ai ~Lua)
    MIGA AMEI,AMEI, AMEI!
    vamos conversar mais sobre o assunto. EU amei mesmo saber mais, isso me fez questionar várias coisas que eu tinha em mente, varias observações surgiram para mim.
    Obrigada. Não vejo a hora de fazer o meu post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. QUE TEXTÃO. SOCORR. AMO.

      <3

      Tenho uma leve lembrança, porque né, muitos surtos ahahah Miga, sou melhor criando teorias com as coisas dos outros que criando as minhas histórias, verdade... Como assim só semanas depois? o.O
      Eu fiz?!

      Dani, chega aqui e vamos falar de escrita de uma maneira mais pessoal, e me explica o que exatamente você quer dizer com isso. Mas sim, vamos falar! <3

      ENTÃO... Acho que também fui hahahaha

      MIGA SE SEGURA. Como assim refazer? não. Vamos achar um outro tipo de lista que dá pra tu por essas coisas, uma menor. Mantem a 101 e vamos tentar fazer. Sim, vamos, porque eu tô sem nem saber da minha ahahah

      <3 Luft faz Dani se sentir em casa, que coisa linda :)

      Autoavaliação por que tão dificil? *google pesquisar*

      Miga, cê tá loka? porque eu definitivamente não me achei como escritora, não me achei como nada ainda, não sei o que tô fazendo não asjhsagfsa se eu dei a entender, sorry

      Deu que temos um rumo melhor pra A7CdP e que agora eu vou morrer te cobrando, ou tentando te incentivar, porque maravilhoso, que é um projeto que pode dar em muita coisa, com personagens que já cativam e que eu vou adorar ver cindo ao mundo!

      Eu tô quase começando um momento filosófico aqui pra te incentivar ou algo assim, por causa disso que você disse de ser um tapa na sua cara, mas vou me controlar porque seria meio hipócrita (?) . Só que tão mais facil falar quando é com os outros. Mas enfim, no que não diz respeito a escrita, acho que todo mundo tem medo de não ser o suficiente etc em algum nível, mas a gente não pode deixar esse medo ser grande nem nos parar. Vamos falhar, mas ainda somos pessoas incríveis. Você é incrível, e é boa o bastante, pode fazer muita coisa, qualquer coisa! apenas dizendo...

      Obrigada eu, Dani! Se puder vou querer saber o que vocês questionou e as observações que surgiram, sim.
      Vou querer muito ler!

      Excluir