2.2.16

Diário Semanal 5 - 18 à 24/01: Mais drama de faculdade, listas e projetinho

Eu ia começar esse post dizendo que escrever tem sido difícil, mas não é bem escrever que tem sido difícil, é a vontade de vir aqui escrever, de abrir um arquivo, ou ter inspiração, as ideias, isso tudo aí é que tá escasso. E tem tornado tudo meio chato.

Mas talvez eu devesse mesmo começar esse post falando sobre prazer e obrigação. Houveram épocas que eu fazia os Diários semanais por puro prazer, eu acho, mas certamente que esse e o último foram feitos por obrigação. Por senso de dever comprido, e não direi que eles não me dão prazer quando estou escrevendo, ou depois. Porque o fazem, mas quando penso neles, quando penso em fazer eles, eu sinto que estou fazendo por obrigação, e dá uma sensação de chatice. Agora obrigação para com quem? Eu não sei.

Após tudo isso,  essa news da Dana aparece. Nem sei o que pensar.

Também quero falar sobre privacidade e exposição da vida nas internets. Juro que não será textão, nem nada do tipo “o Facebook sabe tudo sobre nós”.

Mas então pensem que eu, pessoa x, cria esse blog, no caso o Luft, e sai falando da vida, e muito. E até faz post em que conta os acontecimentos importantes de cada dia. Qualquer pessoa pode ter acesso a isso. E eu sei que não tem tanta gente assim lendo o Luft e metade das visualizações nos post eu me pergunto de onde vieram, e sim, apenas amigos lêem, mas qualquer um pode ter acesso, né?  E aí você se dá conta disso enquanto está jantando seu sanduíche natural pacificamente e começa uma reportagem no jornal falando sobre falta de segurança na internet brasileira e hackers.

Eu estou apenas divagando.

Mas é legal de pensar que ao mesmo tempo em que o Luft é o primeiro blog que eu mostro pras pessoas e tal, também é o blog cujos os posts jamais terão seus respectivos links compartilhados por mim, numa rede social tipo o Facebook que é cheio de “conhecido”. Eu me abro lá e não gostaria de ver algum parente x lendo ele. Ou algum conhecido y. 

Ok, a ideia é fazer nesse post um resumo das duas ultima semanas. Eu tô atrasada, eu tô com preguiça e eu tô me esforçando pra vir aqui e fazer os dois juntos porque se eu me forçar a vir aqui e fazer só o da semana retrasada, vai passar mais uma semana pra eu tentar fazer o dessa semana que acabou e estarei eternamente atrasada....

Então, tá. Vamos respirar fundo e ver no que isso dá.

Resumo rápido: as duas ultimas semanas foram como as outras: alguns altos e baixos, um monte de pensamentos e momentos. Acho que todas sempre foram, mas com a minha memória quem repara? Hoje, primeiro de fevereiro, era pra minhas aulas na faculdade estarem começando, mas por causa de reformas no prédio foram adiadas pra dia 15 para os calouros, o que foi uma boa noticia de diversas maneiras, e grazadeus que não é hoje porque eu tô tão desarrumada com minha vida hoje que não seria bom começar essa "nova fase" assim, e nem teria ânimo ou o mínimo de esperança que conseguiria escrever os post que prometi sobre a primeira semana.

Eu não sou Lannister em Westeros, mas eu tenho um quê de "sempre cumpre suas promessas" (lá é paga suas dividas, mas aqui fica mais legal promessas) (ok, aquela conversa no SA me deu vontade de voltar a ler TSOIAF, será que fica feio eu pedir emprestado o livro dois pro meu amigo de novo, depois de devolver sem ter conseguido chegar na metade?) *foco, Helena, foco.*

MAIS DRAMA DE FACULDADE, LISTAS, PRODUTIVIDADE
(essa parte tá mais focada na semana do dia 18 ao dia 24/01, mas eu falo de coisas da outra semana também)

Chegou num ponto dessa minha vida que falar/escrever sobre faculdade tá chato e cansativo, me entendia, me deixa com sono e/ou triste e decepcionada. OH LORD.

Só que na segunda, dia 18, o resultado do SISU saiu e não dá pra ignorar isso, né.  Bem, num geral eu estava cheia de planos pra quela (?) segunda que não envolviam o SISU, e achei que me sairia bem, mas no final das contas eu fiquei a tarde toda sem poder usar meu computador e acabei usando esse tempo pra conversar sobre SISU e faculdade.  Para quem quiser saber no Helena vai pra faculdade #5 eu falo mais ou menos de como foi e também já falo do PROUNI que começou na terça-feira, 19.

Na segunda-feira eu também comecei a trabalhar na minha lista de 101 coisas para fazer em 1001 dias, não tem muito o que contar porque falei bastante lá no post, recomendo (!), mas fazer essa lista quando eu estava em crise com minha to do list me fez perceber que além de ler listas, eu também amo fazer listas. E que estou em crise com minha to do list porque ela é imediata. São coisas pra eu fazer hoje, agora, o mais rápido possível. Enquanto uma lista como a 101/1001 não é imediata, então você mais curte a experiência de pensar em coisas, listar, procurar inspiração e sonhar com essas coisas do que lida com a pressão chata e desconfortável de ter uma lista aqui do teu lado. *fecha o bloco da to do list*

Terça-feira foi um dia bem produtivo, eu acabei a fanfic de The 100 que tava lendo, a Codes, que já mencionei antes. Tive momentos ruins por causa do PROUNI que falei no post de faculdade que linkei ali em cima. O dia foi ótimo, mas a noite as coisas começaram a ficar complicadas e na quarta feira eu acordei com sono, cansada e tristezinha. Também estava me sentindo sufocada que é algo que tem acontecido muito. Me sinto presa. E estava incomoda por não estar fazendo praticamente nada, não estava trabalhando em nada, bem, estava sendo apenas complicado.

 Mas então comecei a trabalhar no meu projetinho secreto que é algo que envolve arte, que por sua vez é algo que gosto de fazer. Digamos que ele tem 3 etapas e nessa semana (18- 24) eu fiz a maior parte da primeira que é a mais legal delas. Na ultima semana (25-31) eu finalizei a primeira etapa e agora estou no meio da segunda que parece que vai ser a que mais vai dar trabalho. Eu quero acabar esse projetinho até o final dessas férias, torçam por mim e me obriguem a ir lá fazer porque eu fico procrastinando e não faço é nada.

Quinta-feira foi um dia em que eu fiz uma anotação maior quando acordei (isso merece destaque), e acordei com meu estômago doendo. Essa duas ultimas semanas e se não me engano principalmente a retrasada foi bem complicado em relação a minha dieta, aka reeducação alimentar, e também com minha caminhada/corrida. Tanto é que eu retornei na nutricionista sexta-feira (29) e engordei dessa vez. Eu comi muito errado, eu fiquei com dor de estômago, eu descontei em comida, fui impulsiva, não pensei direito, chutei tudo conté balde que tinha pra chutar, não caminhei/corri direito por pura preguiça e cansaço e dor. E nem culpada por isso eu me sinto. Eu só me sinto descontente. Eu sei que o cardápio tava chato dessa vez e até parei de seguir ele praticamente, sei que foram dias complicados com assuntos de faculdade e sei lá mais o quê, mas não sei até que ponto posso culpar isso. E se não isso eu nem sei o que justifica essa ladeira que eu desci.

Trecho da minha anotação de quinta que escrevi antes de levantar:

"Tô na merda por isso [dor no estômago], mas estava pensando e estou ok agora. Pra onde quer que eu vá. eu só queria não morar mais aqui porque sinto que me impede de fazer coisas e isso nunca aconteceu antes [...] Só quero me manter fazendo coisas não importa onde eu esteja."
(olha o que eu tava falando sobre exposição da vida ali em cima ficando cada vez mais claro)

Queria dizer que tudo foram flores, mas depois na quinta ou na sexta, eu já não sei bem, acabei lendo um texto sobre abandono de curso que mandaram o link no grupo, e isso me deixou com a cabeça cheia de novo. É complicado e eu não quero ficar falando muito disso, porque parece que isso é tudo que tenho falado, porque parece que tô fazendo tempestade em copo d'água e porque não muda nada, eu continuo no mesmo lugar e continuo sentindo as mesmas coisas. E continuo não estando feliz com isso, mas sem saber o que fazer pra ficar. Ao mesmo tempo eu só estou esperando que eu goste do curso, tô tentando não pensar no depois e em outras implicações. Eu quero muito estar bem quando as aulas começarem e aproveitar os momentos e descobrir  e viver coisas que podem ser ótimas. É meio contraditório eu sei, mas é tudo real. E eu não quero ficar tristezinha com vontade de chorar.

Aproveitando o gancho deixa eu ir adiantando o assunto, acho que na sexta, ou talvez no sábado eu comecei a encarar a possibilidade de trocar o curso aqui na particular de ciências contábeis pra Letras e depois sei lá, tentar pedir transferência pra alguma faculdade que tenha bacharelado e isso durou uns dias, mas no final das contas, eu não vou fazer isso. Porque e se eu não conseguir transferência, né migues? (isso tudo num cenário que eu não passe na UNESP) MAS quinta feira agora, dia 28, achando que as aulas começariam no dia 1 eu tive uma revelação de que o que eu gostaria mesmo de estudar é bacharelado em Letras. Deveria ser meio óbvio isso quando eu tô louca esperando pra conseguir cursar tradução, que nada mais é que bacharel especifico de Letras, mas eu achei que só queria esse, mas todas as áreas que costumam ser abordadas nesse curso me agradam. Num mundo perfeito teria esse curso em algumas das faculdades aqui da região, mas adivinhem, só.

Descobri isso durante uma conversa com minha mãe, em que ela até disse que um ano sabático poderia ser uma opção se eu quiser, pra estudar para entrar em algo que realmente quero numa boa faculdade no próximo ano. Não esperava por isso, verdade. Parte disso foi motivada por uma reportagem que ela viu com um palestrante falando sobre estudantes que passam anos em cursinhos tentando entrar num curso que sabem que é o que querem fazer pra vida. (?) Algo assim. Não sei bem.

Não acho que minha mãe saiba como é isso ou entenda a confusão que é pra mim, mas... não sei é bacana saber que ela, sei lá... foi bacana isso. ~seca a lágrima~

Bom, eu ainda sinto que devo pensar melhor sobre o que fazer agora que sei que eu realmente (sempre preciso destacar isso) gostaria de estuar. Mas como quando falar disso tem sido tão complicado? Abordam o tema faculdade  e eu fico triste, ou entediada. E eu sei que pensam muito nisso vai me levar pra um turbilhãozinho que eu não queria.

(acabei de me dar conta de que escrever sobre as coisas me faz voltar pra elas de um jeito que falar nunca faz. Escrever é forte assim pra mim. E eu descobri que gosto de escrever sobre minha vidinha. Por isso que apesar de ficar "meu deus tô falando muito aqui" eu não paro.)

No sábado eu revi um amigo meu (<3), passei a tarde na casa dele, assistimos Operação Big Hero, vimos clipe, falamos sobre signos, porque sou a louca etc, sobre Harry Style e Taylor Swift também, usei memes que já tão meio antigo demais e um monte de coisa. Foi especial.

Ok, era pra ser as duas semanas juntas, mas isso tá grande já, juntando ficaria quase quilométrico (exagero porque sagita) e não faz sentido não cortar quando não é sobre uma semana só. Então acabamos por aqui!  Já já eu volto com o Diário Semanal 6, que por causa da divisão ter rolado depois de ter escrito tudo vai estar mais legal que esse, verdade! :)

Ah, mais uma coisinha: Giu, obrigada por aquele comentário que ajudou muito a me fazer vir aqui escrever. E obrigada SA que ajudou eu passar daquela parte entre o meio e o fim com os sprints! <3


Gente, vamos deixar registrado que o Luft chegou a 1000 visualizações hoje! (02/02/2016) após 1 mês e uma semana de vida, o que é mais uma oportunidade de agradecer a você ai me lendo: thank you! 

Sobre estar mentalmente exausta
acho que já usei esse gif, mas quem se importa, né mores? 

Agora sim, acabou.

2 comentários:

  1. Idem sobre eu não divulgar para minha família/conhecidos o meu blog, mesmo que eu não faça diário semanal, os posts falam muito sobre mim, coisas que eu não quero ninguém me aponte depois.
    Não sei se já falei mais meu blog antigo foi pro bleleleu por conta dessa coisa de obrigação . Argh isso é horrível!
    "Também estava me sentindo sufocada que é algo que tem acontecido muito. Me sinto presa. E estava incomoda por não estar fazendo praticamente nada, não estava trabalhando em nada, bem, estava sendo apenas complicado" @eu
    Sobre o seu projeto secreto: estou morta de curiosidade! (Vi seus desenhos no insta -desculpa ser stalker- e OMG ME ENSINA SER VOCÊ!)
    Ver você falando sobre sua indecisão me lembra a minha de tentar decidir algo para daqui dois anos.
    Adorei o post! Não pare que está ficando demais! (ou pare, você não é obrigada a nada)

    ResponderExcluir
  2. Muito estranho isso, seria como se alguém tivesse lendo algo particular sem permissão, mas ao mesmo tempo tá na internet, né?! Como lidar???
    Obrigação <3 Ahhh eu desenhava bastante antes, ultimamente anda raro, mas sempre uma delicia.

    Eu sou indecisa demais, eu não sei, nem libra no mapa astral tenho. o que explica isso então? hahahahaha acho que penso demais, enfim, super normal estar indecisa. Eu tô até hoje. É como eu já te disse, todo mundo perdido. Mas você vai se sair bem, eu sei. Vai dar tudo certo e me chame pra tagarelar sobre hahaha

    <3 Vou escrever nas paredes do meu quarto "NÃO SOU OBRIGADAAA" (esses dias eu virei pra minha mãe "mãe, em 17 anos vc ainda não reparou que uma coisa que eu não sou nessa vida é obrigada?"

    Obrigada por comentar aqui, Dani :)) <3

    ResponderExcluir