24.6.16

Um guia não oficial sobre newsletter + autopromoção da (minha) newsletter colaborativa

Da mesma criadora de um guia não oficial sobre crush, sucesso de visualizações, apresentamos um guia não oficial sobre Newsletter!

Se vocês não sabem, deveriam saber que minha filha, a newsletter Tertúlia, está aberta para inscrições (mais informações no final do post) e a partir daí a história é a mesma que com o termo crush: não sei como resumir quando perguntam. E pergunta muito o que é uma news. Dessa vez também houve minha mãe. E "vou fazer um post pra isso, ai quando a pessoa perguntar *pah* mando o link !!!!! pera, que depois explico direitinho, mãe"... 7 horas depois, minha mãe não sabe o que é uma newsletter. Mas saberá, e vocês também!

Assim nasce mais um post no Luft!



As newsletters foram criadas para serem boletins informativos. Um resumão do que teve, o que bombou mais em determinado período num site, e em alguns casos possuíam conteúdo especial pro assinante. Mas como todo pokemón evolui, eis que chegou a época em que elas se tornaram uma maneira de blogar *!!!* Com o diferencial que agora o post chegava no seu e-mail, ao invés de você precisar ir até o blog. Pra muita gente isso é facilidade.

Eu conheci o conceito de news (apelido pros íntimos) com o  ConversaCult lá em 2014, toda semana um membro da equipe escrevia um texto que era enviado ao meu e-mail juntamente com indicações de post do blog, músicas etc. Às vezes o conteúdo era mais pessoal . Quase sempre. Era uma espécie de versão de blog pessoal do CC e eu adorei.

Depois eu conheci a news da Aline Valek, que era mesmo um post de blog no meu email, cheio de analises, indicações e novidades.

E então 2016 e as newsletter explodiram! Estou assinando várias, acompanhando 9,5. NOVE NEWSLETTERS E MEIA. Também sou a louca das newsletters, vamos ter que atualizar certa bio. O texto cheio de história e indicações da Anna Vitória foi um marco, pelo menos pra mim quando o assunto é news. Eu assino algumas daquelas newsletter, graças a ela, e a dela própria é meu amorzinho. <3 Obrigada, Anna!

Resumindo de forma fácil, as news se tornaram um jeito de blogar por e-mail. De oferecer conteúdo de forma mais privada, talvez mais segura, e de receber mais respostas do seus leitores. É diferente fazer um comentário, e receber a resposta ali na sua caixa de entrada. É tão mais pessoal, já fiz diversas amizades, é uma coisa linda de se ver.

E é fácil fazer parte desse mundo também, você só precisa de uma tesoura sem ponta colocar seu nome e e-mail num formulário, confirmar a inscrição e então esperar a magia acontecer.

"A maioria das newsletters que eu assino são bem pessoais: às vezes a pessoa escreve sobre algo que aconteceu naquele dia, uma crônica, resumo da semana, compartilha links legais e faz algumas reflexões. Quase como, ou exatamente como, um blog pessoal, desses old school que todo mundo adora dizer que estão morrendo." - Anna Vitória no texto citado acima.

E no meio disso tudo, eu e mais seis amigas criamos a Tertúlia!




As amigas: Isa, Giu, Tatii, Gih, Laís, Dani e eu. (nos link você pode ler nossas mini apresentações.)

A Tertúlia: Uma newsletter colaborativa semanal de temas cíclicos pra falarmos de cultura pop, criatividade, criação, a vida o universo e muito mais. Falamos muito de muita coisa e não seria diferente numa newsletter nossa.

As inscrições foram abertas ontem, num dia maravilhoso de quinta-feira, em que não estava em casa e que fiquei sem internet se condições de surtar com as migas e fazer barulho no twitter. Mas elas foram abertas mesmo assim e agora todo mundo sabe o que a Tertúlia é e pode participar dessa conversa com a gente, porque felicidade boa é felicidade acompanhada! (pra fazer sua inscrição e receber um e-mail nosso todo quinta-feira a partir da próxima semana clique aqui!)

Agora que você já sabe o que é uma news e o que é a Tertúlia, quero falar sobre coisitas mais pessoais.

Eu adoro criar coisas, adoro novidades e embarcar em projetos... A Tertúlia é uma mistura de tudo isso, com o diferencial de que é um projeto com as migas. E isso é muito legal. Trabalhar em grupo não é fácil pra minha pessoa, mas tudo tem dado certo e resolvemos as coisas nas nossas conversas com muito carinho rolando entre nós e para a Tertúlia. And i think that is beautiful. assim como a Tertúlia. Ah, eu sou bem aquela mãe coruja em alguns dias e bate uns orgulhos do nosso projeto e fico gritando isso por aí, sorry not sorry.


Então, espero que você se inscreva e goste do que estamos preparando! Eu estou empolgada, faz tipo um mês com tudo isso e está cada vez mais pertinho de realmente, acontecer. Quero dizer, parecia que o dia das inscrições nunca ia chegar, mas chego, vamos esperar por todas as boas surpresas que essa news pode nos trazer!


Dá pra saber mais sobre a Tertúlia na página do Facebook e no Twitter.

4 comentários:

  1. Queria confidenciar que continuo me sentindo culpada por fazer parte de uma news sendo que eu só assino a da Isa. Mas eu to animada para fazer isso com vocês. Nosso projetinho<3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Queria confidenciar que me sinto culpada por lançar uma news e estar atrasada em toas as NOVE que acompanho ajhdadjda
      Nossa bebê vai ser maravilhosa!

      Excluir
  2. Você só precisa de uma tesoura sem ponta ahahhahaha SOCRR
    TERTÚLIA COISA MAIS MARAVILHOSA <333

    ResponderExcluir