9.6.16

Um guia não oficial sobre crush

"O que é crush?" Eu já tive que responder essa pergunta mais vezes do que eu gostaria, o que nunca é tão simples quanto parece ou deveria. E depois de tanto eu acabei percebendo que não é um assunto simples, daria um tema de tcc porque é relativo e uma dessas coisas do mundo contemporâneo que a maioria das pessoas fica confusa sobre. Aí, na última semana eu tive a brilhante ideia de criar um post explicando, ou me enrolando na tentativa de explicar, o que de fato é ter um crush em alguém!

Mas antes do "direto ao ponto", senta que lá vem história. É, vocês me conhecem!

A popularização do termo "crush" aconteceu lá em meados do primeiro semestre de 2015. É uma palavra inglesa, que em tradução literal significa esmagamento ou batida. Você vai entender porque justo essa *risos*. Mas nesse contexto e na maioria doS que você vai ver ela inserida significa outra coisa, significa paixão instantânea. Chegou até mim pelo twitter, como é de se esperar. No começo eu ficava confusa com as tag, e as pessoas falando "quando o crush..." "eu quando vejo o crush...", é normal, mas foi uma coisa que eu só entendi cancelando a parte racional da coisa.

Crush não é a pessoa que você é apaixonada, mas... é um pouco. Não é a pessoa que você quer "pegar", mas pode ser. Não é com quem você de fato pensa em casar, até porque, né *??*, mas muito provavelmente você já planejou como seria.

Dá tema de tcc, porque igual movimento social, era uma coisa quando surgiu, mas aí foi evoluindo, foi sendo adaptado pra diferentes realidades. E a pessoa precisa estar nessa há um tempo pra conseguir escrever uma frase dessa falando de crush.

Tem um tweet que eu gosto muito lá de meados de 2015:


E eu ainda diria, alguém que você nem quer pegar.

As coisas acabaram mudando, mas de fato, se tu namorava, é teu namorado, não teu crush. Não compliquem a coisa pra gente que não namora e só tem crush mesmo e precisa explicar, por favor.

Mas se você quiser um resumo, crush nasceu pra ser alguém que você jamais vai pegar, Às vezes, muitas, tu nem sabe o nome, só que todo mundo ao seu jeitinho acabou mudando isso tudo.

Eu gosto de ter crush, mas encontro me cansada de ter que explicar o que é um quando eu tô toda animada contando algo que aconteceu com o crush e de gente falando "chega no teu crush". EU NÃO QUERO CHEGAR NELE.

É complicado. Ok, voltemos, onde estávamos.

Pelas minhas observâncias, e vivências, há vários tipos de crush. Vários porque ninguém pode impedir pessoa x de falar que quer pegar o crush dela, ou que tá pegando (mas sim nos primórdios era alguém que você jamais beijaria a boca), e a outra pessoa y dizer "deus me livre de interagir com o crush, eu tenho uns trecos" ou "não quero beijar ninguém, não".

Agora, vamos ao que interessa, "o que é crush?"

Depende de pra quem você pergunta isso, mas num geral é a pessoa que quando você vê/olha pra você/etc te deixa "jhdakdhauytbjbdfdkMSHDGAFDMAK". O problema é que não tem como verbalizar isso pra explicar.

Vamos fazer um resumão dos tipos de crush que eu já ouvi histórias ou já tive? Vamos!

Pessoa  que te deixa kajdhakjdada;
Pessoa que você quer, mas que jamais vai pegar;
Pessoa que deixa você ajhdagdjad mas que você não quer ter nada. Nada, tipo, nem beijo, nem conversa, nada;
Pessoa que te deixa akjdkhada e que você quer dar uns beijos;
Pessoa com que você já planejou a vida junto (mas que ao mesmo tempo mal conhece e quer deixar lá longe);
Pessoa que faz você gritar quando curte sua foto;

Se se encaixa em uma das alternativas anteriores, ou em mais, é crush!
E existem uns mais fortes que outros.

É aquela pessoa que você gosta de ver no transporte público da vida, que você amodeia quando precisa ficar perto, ou pior, interagir porque tá te atendendo... ou porque ela tá interagindo com você meio sem motivo. Mas, eu particularmente, só amo mesmo.

Há também:

Crush em potencial: você não teve o crush, ainda. A pessoa só tem o potencial pra ser.

(Tenho um amigo que acha que eu classifico os crush em potencial, na verdade ele disse "dentro dos em potencial, tem os que é mais, o que é menos, né? tipo 'esse aqui tem muito potencial, esse mais ou menos, esse outro, não, esse já é crush.'"  e eu "não", mas foi engraçado)

Crush correspondido: auto explicativo e melhor coisa.

A maioria dos meus foram, porque eu não sei sofrer por alguém que nem olha pra minha pessoa e porque nada como trocar olhares (os meus são de olhares, apenas) com alguém e ficar surtando e saber que a pessoa também tá kadjahdahgdhda por dentro.
Mas sempre tem aqueles que mesmo nem te notando você fica !!!! toda vez que passa perto.

É aí (quando é correspondido) que a coisa tem mais chances de evoluir e a pessoa sair do "crush platônico". Mas não necessariamente. Gosto de deixar claro essa parte.

O crush é idealizado, a propósito, esse é um dos motivos que faz a gente perder muito crush quando a pessoa passa a fazer parte da nossa vida por algum motivo. Na maioria dos casos, é uma cois amais inocente, é só uma pessoa que te deixa toda boba.
a parte das fotos é stalk mesmo ~lua
Eu vou facilitar pra quem quiser, pode dizer que é a pessoa de quem você tá a fim (quando é o tipo que você quer dar uns beijos) pra explicar pra pessoas não criadas nesse mundo das internets. Mas assim, não é bem isso.

4 comentários:

  1. OK, então eu estou bastante atrasada na leitura dos posts do Luft - quero dizer, EXTREMAMENTE, HORRIVELMENTE, ENLOUQUECIDAMENTE atrasada -, mas óbvio que eu precisei vir ler esse post antes de todos. EU NUNCA ME IDENTIFIQUEI TANTO COM NADA NA MINHA VIDA, SENHOR.
    "Pessoa que faz você gritar quando curte sua foto;" rEAL. Boatos de que eu só coloquei a foto que tá no Facebook agora porque ela foi aprovada (curtida) por todos os crushs.
    ""chega no teu crush". EU NÃO QUERO CHEGAR NELE." ALÔ AMIGAS, LEIAM ISSO AQUI.
    Não, sério. Vou ser forçada a mostrar isso pra todo mundo. É o único jeito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MOSTRA MOSTRA MOSTRA ahahhahah
      <3 <3
      Eu não acredito que esse post trouxe tanta identificação pra você, mas ao mesmo tempo crush né?
      GIU VOCÊ NÃO EXISTE KADHAJDHAA

      Excluir
  2. Esse post é bem parecido com a teoria que eu criei na oitava serie sobre gostar e os níveis de gostar... Ah! se eu soubesse o que era crush a minha vida seria tão mais fácil naquela época.
    SAUDEDADES LUFT
    nossa nunca teve um crush não correspondido?? MIGA ME ENSINA SER VOCÊ!
    ahhahahaha essa definição de "finje que não me vê, finjo que não vejo" SOU EU ahahhhahahahha
    melhor post! (falo isso de todos, miga cê precisa fazer o melhor post de todos pra eu parar de comentar "melhor post" em todos os seus posts Just saying!)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa teoria! Eu acho que já tentei classificar níveis de gostar também.
      <3
      Nunca é uma palavra muito forte, eu disse que a maioria dos crush são correspondido. a maioria ainda não são todos e eu ainda sou otária, às vezes ahahahha mas está tudo ok
      SIIM, falta o "mas nós dois estamos nos vendo e ciente da observação" ajdkadgkadada
      KAJHDKJAGDHJADJADA ri alto com isso. ok, eu vou tentar providenciar isso logo! <3

      Excluir