12.6.16

Helena vai pra faculdade #6 - O primeiro semestre

É começo de junho e eu estou de férias!!!!

Eu não tive nem quatro meses inteiros de aula, mas pensando agora a primeira semana parece tão distante no tempo... Outra coisa que está distante é a última vez que escrevi pra essa coluna. Ainda estava vivendo o drama com o SISU e com a ansiedade de estar vendo o futuro vindo na minha direção, achando que não estava preparada... Bem, não estava, mas a gente vai se virando do jeito que dá.

(E sim, eu sei que fiquei devendo um post sobre a primeira semana de aulas, mas de verdade, não deu. Eu juro que tentei, tipo, umas três vezes. Mas não deu. Foi complicada, teve muito altos e baixos, especialmente, baixos. não foi muito legal.)

Metade de um ano letivo passou, sou uma universitária, aluna de Ciências Contábeis, tenho horas PAC para cumprir e deveria estar pensando nelas, mas é férias e eu não tô querendo nem saber. NÃO SE ESPELHEM EM MIM. E já que não soube responder pro João sobre minhas primeiras impressões sobre tudo isso, vim escrever na tentativa de descobrir.
Assim uma coluna renasce!

A FACULDADE:

É grande. Mais bonita a tarde, a noite é apenas ok. A pracinha, que é a parte verde, tem uma iluminação que eu não gosto nada. N

ão é aquela coisa largada como falam, mas você pode sim sair da aula pra ir no banheiro quando quiser, mas não faz muito isso. Na verdade só faz nas aulas em que tá entediado.

Ela é bem organizada e o atendimento ao aluno toda vez que precisei foi 10/10. *Ponto pra UNIFEV!* Só sinto falta de uns bebedouros melhores no corredor do bloco que tenho metade das aulas...

Ah, tem gente vendendo comida o tempo todo, em todo lugar. É MEIO *??? !!!*

O CURSO:

Eu não sei o que esperava e morri muitas vezes por dentro quando ficavam me perguntando isso. Mas eu vou bem, minhas notas são boas e graças a deusa e à deus por isso. Mas ainda tenho crises se penso se é isso que quero pro futuro e tudo mais. Normalmente não parece se encaixar com minha personalidade... É complicado.

OS PROFESSORES:

Os meus são bons. Me adaptei melhora uns do que a outros. Alguns ficarão por mais tempo, outros, muito provavelmente, jamais darão aula pra mim de novo, a não ser em algum curso de extensão. Nem todos falam palavrão, mas quando falam não tem problema. Eles fazem piada também. É uma relação diferente da que eu tinha com os meus do E.M (esses também faziam piada até, mas ainda ssim). Não melhor ou pior, diferente. Eles tratam a gente diferente, porque meio que consideram todo mundo mais velho (?). Isso é bom e eles nunca pareçam afastados. De toda forma eu era mais próxima dos meus do E.M...  A coordenadora do meu curso é um amor e todo mundo elogia ela

E sim, a classe chama eles pras festinhas. E, acho que, eles vão, quando dá. Levam até cerveja, segundo boatos.

(Ah, faltam mulheres me dando aula, não consigo não reparar toda vez que olho o horário.)

AS PESSOAS:

Tem gente legal, tem gente que parece com a gente, tem gente estilosa. Não tem tanta gente bonita assim, como falam, não. Saiam dessa. Tem gente chata, tem gente que faz você querer perder as esperanças, tem gente que não parece em nada com a gente. Tem gente esforçada, tem gente que só quer beber. A gente vai se achando ai no meio. Não se iluda achando que vai ser todo mundo maduro e de mente aberta. Infelizmente, não. E reclamam muito...

Minha sala é pequena, então é um pouco diferente da imagem que esperam da faculdade, sei sim, o nome de todo mundo, e quase sempre comprimento quando passam por mim. Mas nas salas maiores, às vezes você vê gente passando e fica se perguntando se estuda ou não com você. Acontece.

Aquela história de conhecer muita gente nova de todo lado, não é verdadeira, mas não é falsa. Você conhece bastante gente. Mas não é tanta assim e não é tudo ali no primeiro mês, não. E nem é todo mundo que vai ser sua metade perdida. Quero dizer, difícil ser. Você faz amigos, também. Tem uns que você olha e pensa que quer levar pra vida. É bom!

E agora seus amigos trabalham. São de idades bem diferentes. Tem outros grupos de amigos... Para mim tem sido um grupo mais aberto que mistura amigo e colega o tempo todo.

Ah, tem muitas pessoas. Não sei se é porque vim de escola pequena, mas toda vez que vou dar umas voltinhas vejo gente que nunca vi antes.

A CANTINA:

Necessário esse tópico, porque essa semana em dois dias eu gastei 24 reais lá(!!??) É um roubo. A primeira vez que me assaltaram, foi um cara sorridente, gostei dele, tinha dormido no ônibus e estava meio aérea e com fome, depois de pegar meu toddynho e pagar, voltei pra sala, estava sentada conversando quando a constatação veio. Eu tinha pagado TRÊS E CINQUENTA NUM TODDYNHO.

Mas enfim, tem umas coisas legais, tipo chocolate quente (ainda não provei), yakisoba (provei pela primeira vez lá), tem máquina de sorvete e mais um tanto de coisa cara, algumas mais gostosas que outras. Até pipoca de microondas, tem!

Eu passo longe da cantina na maior parte das vezes, pois preciso economizar pros xeros. ahhaha

A BIBLIOTECA:

Não é muito grande. Eu sempre me chateio pra guardar minha bolsa, mas um mal necessário. No meu campus não tem muitos livros. No outro campus, o campus centro, a biblioteca tem três pisos e livros como As Crônicas de Gelo e Fogo(!) Uma pena o curso de Letras não ser no mesmo campus que o de Ciências Contábeis </3 A melhor parte é um sofá. Ele é enorme. você se sente abraçada e acolhida. Concorrido, também, claro.

E ela é quente no frio e muito fria no verão, principalmente onde ficam os livros.

OS CRUSHS:
(essa categoria aqui pediram)

De verdade, não tá tendo. Decepcionante. Nessas últimas semanas  eu tive, mas num tive num moço lá e ficou só nisso. Claro que paguei micão já nesse assunto, alguém tinha dúvidas? Também já tive que ensinar o que é um crush um par de vezes. Descobri, que as pessoas são propensas a achar que tenho vários. Não entendo. Ás vezes, eu procuro algum, mas claramente ainda não achei.

***

Acho que a gente fica mais responsável pelas nossas coisas, mas não é tanto quanto tinham me contado. Ainda tem gente pra te ajudar. Pelo menos comigo tem. Ninguém sabe direito o que tá fazendo, tem horas que parece que o Ensino Médio jamais vai acabar, e às vezes no meio de um trabalho as colegas na mesa soltam que vão ir vender a arte delas na praia porque tá complicado ahahaha

Então concluindo sobre o primeiro semestre: Teve riso, teve choro, teve dia ruim e teve dia bom. Senti frio, mais frio, fome e sede, também tomei chuva. Mas a gente acostuma com o ar condicionado e lembra de levar água. De perguntar onde vai pegar o busão. A andar rápido, a ter dinheiro pra algum xerox de última hora. Estuda no ônibus, tenta não pensar que no último ano não vai sobreviver ao TCC... por aí vai.  Dá pra dizer que me desgraçou um pouco da cabeça, me deixou com desequilíbrio emocional também. Não foi nada boa essa parte. E isso tem a ver com todo o drama de escolha de curso que vocês conhecem bem. Mas acabei me adaptando, e parece que a cada novo semestre terei que me adaptar outra vez, mas sinto que consigo sobreviver!

Espero que consiga viver também!

2 comentários:

  1. Li tanta verdades que nem sei o que dizer HAHAHHA
    Esse texto tá tão maravilhoso que me fez lembrar do meu primeiro semestre e que eu passei por tudo isso.
    Agora a parte de conhecer as pessoas: com o tempo você vai perceber que vai conhecer muito mais gente que imagina e é até difícil chegar na faculdade sem cumprimentar pelo menos uma pessoa mesmo vocês nunca terem ido a uma aula juntos.
    É bem louco q

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. <3

      Eu li e pensei *acho que comigo vai ser "não conseguir chegar até o ônibus"* ahahahah
      vamos ver o que nos aguarda, vamos torcer pra ninguém puxar mais papo do que o que quero no dia D:

      Excluir