18.1.16

Helena vai pra faculdade #3- Um final de semana de ENEM

Como o ENEM aconteceu antes dos vestibulares em si, irei falar dele primeiro.

Bem vindxs ao Helena vai pra faculdade #3!

ENEM

Eu me lembro até bem de alguns momentos do final de semana de 24 e 25 de outubro. Eu dormi relativamente bem nos dois dias. E não estava nervosa pra prova, sabia que estaria difícil e sabia que eu não tinha estudado, mas me desesperar por isso em cima da hora não ia adiantar de nada, só ia fazer a coisa ficar pior. Então eu tinha pra mim que iria lá e faria o meu melhor, ou o melhor que desse naquele momento.

No ano anterior, 2014, o ENEM foi uma chatice pra mim, fiquei muito cansada e sonolenta na sala e sai assim que pude. Não tava nem aí. Então uma parte de mim estava torcendo pra eu aguentar bem esse ano e, surpreendentemente, aguentei. MUITO BEM, obrigada. Mas vamos por partes:

PRIMEIRO DIA:

No sábado, peguei o ônibus na hora combinada, acho que foi as 11:00, que eu tinha ficado achando muito cedo, diga-se de passagem e fui pra cidade onde era meu local de prova. Depois de andar um pouco a pé no sol do meio dia por causa do leve congestionamento, receber papéis inúteis e etc fui atrás do meu bloco e da minha sala.  Pelo menos chegando cedo assegurei meu lugar perto da parede e longe do ar, (uma má decisão, mas que repeti no segundo dia, com certeza por causa da parede <3). A sala era MUITO quente e ENORME, quero dizer, enorme pra mim que estou acostumada com salas menores e no ano anterior tinha ficado numa sala com pouquíssima gente. Nesse ano fiquei em uma com mais de SESSENTA pessoas. Um choque. EU AMEI. HAHAHAH Eu sei, não dá para acreditar, mas com tanta gente na sala eu não ficaria achando que barulho com a comida iria atrapalhar TODO MUNDO. Só me preocupava com o guri da frente  (que passei o primeiro dia inteiro achando que era bonito, pra no final descobrir que NÃO.) e o de trás. Minha sala quase que só tinha menino (por causa de nomes e tal), e eu era a unica menina em TRÊS fileiras. Ou mais, não lembro tanto assim, também e não ia ficar encarando. Eu tenho essa coisa estranha de achar que as pessoas vão prestar atenção em mim ou sei lá. Só no segundo dia que consegui desprendimento o suficiente, pra sentar com as costas MEIO apoiadas na parede e as pernas pro lado. Eu não sou muito sociável em lugares desconhecidos com pessoas desconhecidas, não. E em situações assim a vergonha/timidez vêm a tona.

Minha prova (caderno rosa) começava com uma questão sobre gênero e já achei que só podia ser um sinal.  E nossa humanas <3. Acertei 39 de 45 nessa área! Agora, não me pergunte como a nota de Humanas foi menor que a de matemática que acertei 12 PORQUE ISSO NÃO FAZ SENTIDO NA MINHA CABEÇA. E sim, eu conheço o método de correção.

Eu não levei água e só sai uma vez pra beber porque só queria ficar lá de boa no meu cantinho sem chamar atenção. (EU DEVO SER LOKA MESMO PRA FICAR NAQUELE CALOR E COM SEDE) Falar dessas coisas estranhas me faz ver que tô pior que achei. Locais de provas e vestibulares cheios de gente desconhecida apenas não são meus lugares favoritos pra estar. Voltando a falar da água, sai uma vez e consegui passar vergonha nessa uma. Ok, até aqui nenhuma novidade. Tinha um bebedouro em frente a sala, por onde eu tinha passado, do lado da fila que eu tinha estado. E EU NÃO VI ELE. Sai e fiquei perdidona sem sabe pra onde ir e foi um micão. E a fiscal nem parecia muito simpática pra rir da minha desgraça e me deixar mais confortável, afinal ficaria um clima de "ah acontece, tava pensando na prova". CUSTAVA? NÃO CUSTAVA. Ao invés disso, quando eu meio que passei reto o bebedouro e fiquei lá com a maior cara de interrogação ela perguntou se eu tinha falado água ou banheiro. A VERGONHA TAVA LÁ EM CIMA JÁ. Confirmei que era água (pior ainda é que depois de tanto tempo sem falar, minha voz sai baixa com gente estranha. Eu não sei falar alto depois de duas horas ou mais em silêncio com uma pessoa estranha ainda.) Nisso a mulher da porta do banheiro com o detector já tava colocando se em posição. E eu lá no meio da coisa toda e os outros fiscais também, todos perdidos.
Ai por graça do universo, a fiscal da minha sala sala deve ter percebido minha cegueira quanto ao bebedouro e me mostrou ele que tava bem, do meu lado. Die um risinho sem graça que ela não teve nem a decência de corresponder e eu pude beber água (muito pouco porque com aquele constrangimento que já tinha rolado eu nem com sede tava mais) e voltar pro meu canto, pra não sair mais. Quero dizer, a não se pra ir embora.

Eu acabei a prova faltando meia hora pra poder sair com o caderno ai resolvi ficar esperando, afinal só meia hora. Claro que nessa meia hora começou a me dar dor de cabeça e uma fome sem precedentes e sede e vontade de ir ao banheiro, mas detalhes. Esperei e sai toda contente por ter feito a prova de boa e esperado pra levar o caderno e tudo!

Eu vim no ônibus conversando igual a matraca que sou, (ok nem tanto, porque meu colega tinha outros amigos pra bater papo e minha amiga tava quietona) comendo uma cube social que tinha levado e  tentando desviar dos olhares de um menino que segundo suspeitas minhas e da minha amiga tinha um crush em mim desde fim de 2014 quando ele começou a  jogar truco com uma turma da minha sala (eu inclusa).

Bom, ainda cheguei em casa e caminhei como um dia normal, foi lindo ajkdghagada No ano anterior eu tinha chegado um lixo,  não conseguia nem abrir o word dirá escrever pro NaNo, acheiq ue seria igual dessa vez também, mas deus olhou pra mim e disse "vou te ajudar dessa vez." THANKS GOOD!

(nossa eu to perdendo os focos nesse relato)

SEGUNDO DIA:

No domingo eu acordei cedo e já tava achando que ia dar muita merda por isso, mas depois deitei outra vez e consegui dormir (não sei porque isso é importante pra falar aqui, mas ok), dessa vez fui de short já que suspeitas de sala fria era igual a zero, fui novamente de chinelo e branco. Não sei porque, mas fui de branco nos dois dias e depois disso quis ir no vestibular da UNIFEV e na segunda fase da UNESP porque sim. Virou meu ritual de vestibular. Agora chinelo, gente, é a melhor opção pra ENEM. Se você não tiver algum problema em sair de casa de chinelo (talvez você tem essas ideias loucas igual eu em sair pra beber agua) vá de chinelo. E se tiver, tenta também, porque ter problema com isso não tá te ajudando em nada.

O ônibus atrasou e já tava rolando uma comoção pra ver pai de quem que podia levar e essas coisas, quando deu-se um jeito no problema do ônibus. Cheguei mais tarde, mas ainda cedo e segui o procedimento de sempre (vai pra sala, entra na fila, guarda os objetos, se arruma na carteira). E AÍ ACONTECEU ALGO QUE FOGE A MINHA COMPREENSÃO de ser humano ali no meio entre extrovertida e introvertida. A SALA TODA, exceto eu e o guri de trás, estava batendo papo, turminhas pra lá e pra cá, gente falando como se conhecessem desde o pré. Eu não soube o que era aquilo (!!). E por uns momentos desejei ter esse desprendimento e extroversão pra saber o que eu poderia perguntar pro guri de trás pra ver bem a cara dele, e confirmar se era mesmo gato (ou a  decepção do guri do primeiro dia) porque eu já tava desenvolvendo um crush nele, sim. Lógico que tava. Dois dias no ENEM, com aquele tanto de gente e não achar um chrushizinho é meio triste, também. Uma pena não ter sido correspondida nem nada. E não ter olhado ele direito, porque timidez e tal.

Coisa aleatória que acho interessante contar, na segunda eu tava na mesma cidade que fiz  prova e tenho quase certeza que VI ELE NA RUA, o Crush do ENEM como eu tava chamando. MUITO DESTINO. Ai já imaginei nossa vida juntos, obviamente kahdgagafga -n. Sério, não mesmo. Mas, cheguei perto AHHAHAHAH. Não de novo, mas não resisto. Só fantasiei que teria sido legal ele ter tido crush em mim e puxado assunto comigo já que eu não tenho esse desprendimento.

Voltando ao ENEM. Fiz a prova primeiro (fiquei tristinha de ter ficado com o caderno branco. QUERIA COR) e só então fui pensar em redação. Faltava acho que uma hora e meia e eu tava com uma folha totalmente em branco sem saber o que falar. Tava achando que NÃO IA DAR, NÃO. NÃO VAI DAR, SOCORR. EU DEVIA SABER ESSE TEMA. QUE VERGONHA PRA MIM, PRA VACA, ETC. Mas não ia me deixar ficar tretada da cabeça aquela altura, então respirei, mantive a calma (cansaço mental ajudou) e fui ver o que dava. Saiu uma coisa lá que eu acordei na segunda pensando em como dava pra ter sido melhor (sério, acordei pensando em mudanças pra redação), mas algo que merecia mais que 520. NÃO DÁ PRA SE RECUPERAR DESSA NOTA. Ok, me recuperei 10 minutos depois de ter visto ela, mas né. Bem merda.

Sai duas vezes pra beber água esse dia e morri de sede, não me pergunte porque não levei água, por que não sei. Muita coisa, talvez?

Uma coisa que me confundia: o "relógio" do ENEM. Aquele negócio marcando quanto tempo falta me deixava perdidinha. Eu queria saber a hora real, PLMDDS.

Acabei faltando uns quinze minutos esperando pra sair no segundo dia e enfrentei uma fila ENORME  pra poder usar o banheiro. Fiquei pra vir embora no segundo ônibus porque tinha gente que ainda tava fazendo a prova e tal, então fiquei lá no estacionamentos esperando junto com o resto do povo que tinha saído já daqui da minha cidade, nisso abracei um amigo que tenho desde do pré ou antes, mas nunca tinha abraçado (?). Ele não estudava mais comigo, mas isso não é importante. Tô dizendo que abracei ele porque vestibulares me deixam querendo abraço. Comprovei isso depois, mas, sim, deixam. E como a redação tinha me deixado meio desestabilizada, mesmo que pouco, fui cara de pau e pedi abraço pra ele mesmo. Que até abaixou um pouco (tem quase dois metros) o que foi legal porque gente alta quase nunca abaixa. Entendo que é meio desconfortável você ser a pessoa muito mais alta e ter que abaixar e entendo que é meio desconfortável a pessoa que você tá abraçando ser maior e não abaixar. (Tenho 1,73 então sei como é um pouco.)

Também rolou de ficar em um grupo com uma guria que por algum motivo tem ódio de feministas e o movimento, e acha que a gente não rapa a perna e coisas assim. Eu fiquei quieta porque eu já tinha entrado no modo "cansei de debater atoa" que foi adquirido na minha sala de aula, mesmo. Obrigada, por nada. Essa guria é o tipo de pessoa que me deixa intrigada quase, porque ela parece bem legal e com algumas opiniões interessantes, mas ai de repente fala umas coisas nada a ver sobre o feminismo que me deixam confusa. Enfim...

Meu ENEM 2015 foi mais ou menos* isso aí. Passei fome, sede, calor e etc, mas podia estar pior. No ano anterior tinha sido HAHHAHAH  E uma coisa que lembrei agora, eu tava com menos vontade de me esconder na casca esse ano do que no anterior. Principalmente por já ter ideia do que eu ia enfrentar e conhecer o lugar que eu ia. Estar sozinha em lugares desconhecido é desconfortável pra mim. (ok, isso me faz pensar sobre faculdade). Eu tenho um pé na introversão. E com pé quero dizer algo assim:



Ok, não. Mas como eu poderia perder a oportunidade de usar esse gif?! HAHAHAHAHA Hilário e fascinante, pelo menos pra mim.

*mais ou menos porque provavelmente esqueci ou deixei de falar alguma coisa sobre o ENEM, prova em si, e ao invés disso fiquei divagando sobre outros aspectos.

4 comentários:

  1. Nossa adorei o post!
    Eu vou fazer ENEM esse ano e estou bem tensa, mesmo sendo só para teste. Nem sei o que dizer, nem sei se estudo, ou que eu faço!
    Crushs sempre <3 quem nunca?
    haha AMEI! ansiosa para os proximos posts :D

    ResponderExcluir
  2. crushs <3 ahahah

    Olha, sobre estudos eu não tenho como aconselhar porque sou a cabeçuda que não estudou :x mas relaxa, leve comida e água ahahaha precisando tô aqui :)

    Vou editar um agora, ou acho que vou, preciso da luz de deus porque tá calor e eu não estou feliz com ele, enfim... vamos ver no que dá!

    ResponderExcluir
  3. Sua descrição do Enem me lembrou das minhas provas na UERJ. Quase deu saudades.
    E SOCORRO, aconteceu a mesma coisa com a minha prova de matemática no 2º ano: a nota em matemática foi a melhor de todas, sendo que eu acertei 10 questões. Além disso, no meu Enem no 3º ano, o que foi pra valer, eu também fiquei tão nervosa que deu sede, fome, tontura, tudo. Eu não parava de suar. Limpei a mão na blusa 193729272938 vezes. Horrível.
    Crush no Enem. Milagre eu não ter feito nenhum em 2 anos e cidades diferentes. E você ainda encontrou ele depois, aaaaah, sortuda!!! Eu nunca reencontro crush aleatório, a menos que conheça de um lugar onde sempre estou.
    Enfim, vamos fazer um círculo para nos recuperar das notas injustas na redação. Minha redação do Enem 2014 também merecia mais, isso é muito injusto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Horrível mesmo, olha, essas notas só fodem a gente, sinceramente, viu...

      Não foi bem encontro vi de longe, mas sim MUITA SORTE. nem acredito ahahha Eu tô começando a reparar uma tendência de encontrar crushs aleatórios apenas duas vezes. O da formatura, o do mercado, esse tbm levando em conta que no primeiro dia eu não crushei ele, então após o crush acontecer apenas duas vezes.

      Nossa,a nota baixa na redação deu um chute na Helena escritora que já tava caída no chão... como se erguer assim? HAHAHAH Sim, apoio o círculo.

      Excluir