14.1.16

Helena vai pra faculdade #1 - Contextualizando: o sonho de morar fora

Ok, antes de tudo eu preciso dizer que quanto mais escrevo e lembro, mais arranjo coisa que quero falar e se encaixa no quesito "dramas". Tem coisa que vou ter que pular e deixar pra lá, porque quem tem tempo pra isso?

Eu achei que esses post falariam mais do último ano e coisas mais presentes, algo que fica até claro no Helena vai pra faculdade 00, mas eu acabei me dando conta (nessa de quanto mais escrever mais achar coisas pra serem ditas) de que antes de contar alguns dramas eu tenho que falar sobre os sonhos antigos relacionados a isso tudo e outras vontadezinhas pra que o "Helena vai pra faculdade" fique mais completo e que você lendo, entenda melhor. Então vamos voltar um pouquinho no tempo, antes do 3° colegial pra falar sobre:

O SONHO DE MORAR FORA

Não sei se foi excesso de filmes e livros americanos, não sei se é o sol em sagitário e a lua em aquário, a vontade de sentir que manda na própria vida, o gosto pela independência ou tudo isso junto. Mas eu sempre  sonhei em morar fora quando estivesse fazendo faculdade. Queria a coisa toda: numa universidade pública, cuidando da própria vida. Nesses sonhos a realidade de estar sozinha, ter que fazer a própria comida, a correria com os trabalhos das aulas e esses perrengues todos, não entram. É pura ilusão. Luftmensch é mesmo o nome perfeito pra um blog meu.

E eu sonhava, hein? Em ninguém enchendo meu saco ou criticando o que eu fazia ou deixava de fazer, com a universidade top. Ah como eu sonhava. Parte de mim ainda sonha hoje em dia, mas a realidade tá muita na minha cara pra eu deixar que essa parte seja mais do que pequenininha.

Acho que o maior sonho com tudo isso de morar fora e universidade pública começou quando eu tava lá na oitava série ou no primeiro colegial em meio ao meu amor pelo Rio Grande do Sul, que começou bem antes disso e continua até hoje e continuará pelo anos que vierem. Bem, nessa época eu comecei a sonhar com uma "coisinha" chamada UFRGS. Eu não sabia o que queria de curso, mas sabia que queria a UFRGS. EU, numa faculdade que até o nome soa grande, cercada de sotaque gostoso, na região que sempre quis conhecer e que sou apaixonada de longe, no estado que digo ser meu preferido do Brasil, sem nem ter chegado perto... (Não me acusem de falta de paixão por São Paulo, tenho carinho especial, mas Rio Grande do Sul tem meu coração. Não importa o que digam.) Olhem o sonho! Visualizem isso. EU em POA. Encantou a Helena de 13/14 anos de um jeito que só vendo.

E olha, que fui desenganada logo de cara pela minha mãe, "onde que você vai morar no Rio Grande do Sul, cê tá doida, menina?!". Mas continuei a sonhar secretamente, porque eu não tenho controle, crio expectativas mesmo. E depois sofro com elas, obviamente.

Claro que os anos passaram, meu boletim da escola não era feito só de 9 e 10 mais, eu tinha vontade de dormir nas aulas (ninguém mandou me colocarem pra estudar de manhã e acordar as 5:30) então comecei a colocar os pézinhos mais no chão e entender que talvez (foquem nesse talvez) UFRGS não seria pra mim. Porque além de dificilmente conseguir me mudar pra tão longe, não ia ter como passar na minha situ.

Sabe, não tenho orgulho em dizer isso, mas não sou de estudar. O fato de sempre tirar notas boas em provas só com uma lida rápida no conteúdo uns minutinhos antes ou nem isso, me deixou com essa falsa sensação de que eu era mesmo inteligente. Embora eu seja até dedicada quando quero muito algo, coisas a longo prazo dificilmente conseguem despertar essa minha dedicação e aí dá merda. Sempre quis ser mais dedicada. Se fosse, hoje seria quase fluente em inglês ou algo assim. Saberia mais de espanhol, fazer layouts de tumblr...

Assim sendo, o sonho com UFRGS esfriou muito e foi esquecido. Nessa época eu não tinha pesquisado muito sobre faculdades, ou desenvolvido nenhuma paixão por nenhuma outra. Sim, tenho que ter paixão nas coisas.A única coisa que ficou mesmo, sempre firme e forte. Foi o sonho de morar fora. Só pra me fazer sofrer um pouco mais diante das possibilidades, claro. De um lado o sonho, do outro a falta de saber qual curso ou ter alguma opção certa pra realizar ele. Como sou desligada de tudo, essas coisas foram empurradas pro fundo da minha mente vindo a tona só quando minha amiga vinha falar em como seria ótimo nós duas morando junto fazendo faculdade fora, sendo independentes e  tudo. Sonhamos com outras faculdades, outra possibilidades e tal. Coisas que nem lembro direito mais pra falar aqui.

Estava pensando isso esses dias e acho que se algum jeito meu subconsciente processou a ideia de ir morar fora na faculdade como o começo do meu sonho de "viajar/descobrir o mundo". Ou talvez, não,s ei lá, mas de todo jeito é importante pra mim, mesmo.

Mas como eu não tava afim de me preocupar com faculdade e sim viver o presente, a vida seguiu tranquila, sem que eu ficasse pensando nisso naquela época. Era algo pro futuro.

4 comentários:

  1. CARACAAA!
    Eu desconfio que isso seja algo de sagitário, tipo como a gente tava conversando eu também sou doida para morar fora. Eu e as minhas amigas já tínhamos combinado que quando terminássemos o colegial viajaríamos o mundo, moraríamos em um ap todas juntas e mais um milhão de sonhos. O triste é que quando você começa a chegar perto disso vê as barreiras que são enormes. Isso é triste, principalmente por que eu sempre penso: e se der certo? Enquanto o mundo grita que vai dar errado e cria obstáculos tipo : dinheiro.
    Te entendo na parte dos estudos, sou assim também....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu e minha amiga fazíamos a MESMA COISA. ela também é de sagitário, a propósito HAGDGADA

      Sim, vai chegando perto e a coisa é bem mais complicada, só que tão bom sonhar. igual eu te disse ontem, sonho mesmo e muito. Sonhe também que é gostoso! ahahah Uma coisa que não aconteceu comigo ainda, mas espero que aconteça e ai vou poder falar tendo certeza, é que mesmo não fazendo do jeito sonhado eu ainda posso fazer essas coisas, porque é possível, talvez seja mais difícil do que gostaria, ou leve mais tempo, guardando dinheiro, por exemplo. mas parece que dá e isso é ótimo!

      Excluir
  2. OIEEE,
    Eu gosto de acompanhar histórias assim, porque eu nunca pensei muito em me mudar para a faculdade. Me mudar, sempre, porque eu não sei parar quieta (aquela influência de aquário básica), mas não pela faculdade.
    Gostei do seu sonho da UFRS, que ainda pode ser realizado com toda certeza. E é aquela coisa de cada coisa acontece na hora certa. Certeza de que você vai curtir, independente do que aconteça.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sagitário e aquário predominam meu mapa astral, como parar quieta? não sei. e olha que nunca me mudei, imagina a loucura jadhggada

      Espero <3

      Excluir