20.5.16

"I been growing up", aquele sobre como tem sido ter 17 anos

Faz algum tempo eu vi os post da Giulia sobre como ela achava que tal idade seria, e como estava sendo meses depois (tipo esse com um título dono da minha alma). Eu achei a ideia maravilhosa como é de se prever e decidi que queria fazer aqui. Só que eu tinha completado 17 aninhos fazia poucos meses então não dava pra dizer como eu achei que seria... Mas agora, fazem seis meses que tenho 17 anos e eu vou começar essa minha coluna de posts pela parte 2 (como está sendo) do que seriam os textos dessa idade, porque sim.
Agora que estão contextualizados, podemos seguir o baile.

***

Eu não lembro como eu achei que seria ter 17 anos ou como eu esperava que fosse. Na verdade, eu não acho que a Helena de 16 anos (parece que faz tanto tempo) estava esperando ou sonhando com alguma coisa. Não acredito, e tenho quase plena certeza, que ela não achou de verdade que algo mudaria só porque a terra tinha dado dezessete voltas ao redor do sol desde o seu nascimento.

E não muda. Nada mudou porque eu fiz 17 anos, porque a terra tinha completado mais uma volta, porque mais um 25 de novembro tinha se passado. Absolutamente, nada. Não é assim que as coisas funcionam.

Eu tenho 17 agora e muita coisa mudou na minha vida e dentro de mim desde que eu tinha 16 anos, mas não porque eu completei mais um ano.

Eu sei que tinha essa sensação (?) em volta dos 17 anos. Sensação, porque não era uma imagem na minha cabeça, era mais como um sentimento que foi criado há muito tempo, eu nem sei quando. Mas era uma coisa legal. A ideia de que seria uma idade importante, como se eu nunca mais fosse poder ser tão jovem quanto eu seria com 17, nem tão feliz e animada (culpem os livros e filmes norte americanos). Graças a Deus que isso não é verdade, mas ao mesmo tempo, de alguma forma eu ainda acho que a primeira parte é verdadeira. Confuso, eu sei. Alguma parte ainda acha que nunca mais poderia ser tão jovem quanto agora.

É que para mim os 17 anos sempre foi a idade das protagonistas de YA contemporâneo, lembro de ter dito isso desejando feliz aniversário pra uma amiga, e para elas é a idade que coisas acontecem, que se apaixonam de forma destruidora, que superam mágoas passadas, que fazem grandes escolhas e que as coisas se encaminham para grandes mudanças. Normalmente é a idade em que estão no último ano do ensino médio, com a última chance de aproveitar o clima de escola, com preocupações com a faculdade e a formatura...

Só que eu sou nascida do penúltimo mês do ano, e sendo assim sempre pareci/fui um ano adiantada. Eu tinha 16 quando estava com minha ultima oportunidade de aproveitar o clima do ensino médio, preocupada com vestibulares e cheia de sonhos com a faculdade. Os dezessete não poderiam ser nada disso. E quando tive minhas festa de formatura, eu não sei se me sentia com dezessete anos, ou mesmo se isso é algo que dá pra sentir.

É engraçado que no próximo mês seguinte ao meu aniversário ou nós próximos dois, eu sempre erro a idade quando perguntam. Pode ser força do hábito ou pode ser que eu não me sinta com a idade que tenho. É como um momento de transição. E aí de repente seis meses se passaram e parece que faz muito tempo que eu tinha 16 anos, que quem eu era está distante de mim agora, que o que eu estava vivendo naquela época me parece uma outra vida. Porque bem, de fato é. E a gente só percebe isso quando está escrevendo um texto que era pra dizer como estão sendo os 17, mas que até agora não disse nada disso.

E antes de finalmente dizer, eu só preciso mencionar que de alguma forma, não por causa da idade das protagonistas de livros, mas por causa do momento que eu estaria vivendo com essa idade, eu achei que grandes coisas aconteceriam. Que certo sonhos se realizariam. E que seria tudo novo e eu poderia me reinventar e me descobrir outra vez.

Eu tenho 17 anos. E não é como aquela sensação me fez acreditar que seria. Dizer que sou adulta só porque estou na faculdade parece ridículo agora, eu não tenho emprego e não pago conta nenhuma, mas eu faço piadas sobre vida adulta porque eu tenho que ter esse direito, porque eu quero e porque eu meio que estou entrando nela. Até envio currículos.

Eu tenho a idade das protagonistas de YA contemporâneo,  mas não estou apaixonada de forma destruidora, às vezes eu desejo e não sei a quem culpar por esse tipo de insanidade, coisa que nunca faria aos 16. Eu já tomei algumas "grandes decisões" não sei onde elas vão me levar e evito pensar. Não tinha mágoas passadas pra resolver, mas como em toda idade, às vezes, a gente se pega resolvendo alguns dramas meios em saber o que fazer.

Os 17 vieram com desequilíbrio emocional e confusão, muita confusão.  A faculdade cobrou seu preço sobre mim e ainda cobra. Tem uns momentos complicados. Às vezes, eu acordo com stressed out na cabeça, dizendo que queria voltar para os dias bons. E quem me conhece sabe que isso nem é de fato verdade porque eu não gosto disso de viver no passado, meus dias bons são esses de agora.

And everyday and everynight are like a battle e ainda assim everyday and everynight are like a dream ou eu tento fazer ser. Tem uns momentos bons, muito bons, e dias de sentir que a vida vai ser boa e a gente vai ser feliz. Eu tento não perder minha pureza, esse lado que as pessoas dizem ser de criança. Tento ficar perto de coisas e de pessoas que me fazem ficar em contato com isso. As pessoas, algumas vezes, parecem muito sérias e o tempo todo.

Eu tenho dezessete anos e estou fazendo coisas e tentando viver pessoas, mas essa última parte ainda é confusa pra mim.

Uma palavra que tem definido meus dezessete é autoconhecimento. Uma segunda palavra transição. Transição para vida adulta, para toda aquela coisa de "o futuro é agora", o que me faz questionar quem sou e quem quero ser e descobrir se gosto da pessoa que eu sou. Nem sempre é fácil, mas a gente sobrevive. E diversas vezes é maravilhoso.

"I been going on, I been growing up
I'm a know it all, I don't know enough."
  
- Seventeen - Alessia Cara

2 comentários:

  1. AI ESSA IDEIA É 10/10 cara da G!
    "Eu tenho 17 agora e muita coisa mudou na minha vida e dentro de mim desde que eu tinha 16 anos, mas não porque eu completei mais um ano." sinto isso. Mas também me sinto mais madura. Mas também não sinto como se eu tivesse 15. Sinto como se de 14 eu tivesse ido direto pra 16 SOCORRO.
    Sinto mesmo obre ter nascido no ultimo mês do ano.
    "Pode ser força do hábito ou pode ser que eu não me sinta com a idade que tenho. " EU TO COMENTADO EM TEMPO REAL E GRITEI. FOI O QUE EU DISSE!!
    " estou fazendo coisas e tentando viver pessoas, mas essa última parte ainda é confusa pra mim." Mais uma frase que pode ir pra parede.
    Amei esse post! -Ok que eue amo todos- mas esse em especial é pessoal, grandioso.
    Miga espero que tudo de certo. E sei que vai dar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. G tem muitas ideias 10/10
      Me sinto mais madura também, ou talvez não seja essa palavra, sei lá, a gente muda muito, né? Por quê você não se sente com 15? Eu não me lembro como foi os 15? ahahahhaa nunca tive nada com essa idade igual tem gente que tem
      akdjadgahdada
      Daniii <3 (tem horas que não sei responder teu comentários, mas sempre fico feliz quando vejo que tem vários <3)
      Gosto desse post também!

      Excluir